Ondas Impressas
Ondas Impressas é a forma mais moderna da comunicação na área gráfica, são áudios que ficam disponível para acesso quando e como o ouvinte necessitar.
Nosso objetivo é manter profissionais e empresários gráficos informados sobre os temas mais relevantes para o setor, como: empreendedorismo, tecnologia, inovação, mercado, gestão, sustentabilidade, formação de pessoas, todos os assuntos conectados ao universo da impressão cabem nessas ondas.
As postagens são quinzenais, sempre as quartas-feiras, um novo episódio vai ao ar nos principais agregadores de podcast.
O universo da impressão é o tema central do Ondas Impressas.
-
Energia solar, a hora é agora
A expansão da energia solar no Brasil, estimulada pela entrada em vigor da Lei 14.300/2022, que regula a chamada microgeração de energia, é o tema deste episódio. Conversamos com Itagiba Fortunato Jr., diretor da Tuicial, gráfica que está instalando o maior parque fotovoltaico em telhado do Paraná e um dos maiores do Brasil.
E também com o empresário e político Emerson Kapaz. Ele foi secretário de Ciência e Tecnologia de São Paulo e, nos últimos cinco anos, dirigiu a GD Solar, responsável pela implantação de parques solares em todo o país.
Convidados neste episódio:- Itagiba Fortunato Jr - Case Tuicial (00:06:52)
- Emerson Kapaz - Marco legal da geração própria de energia (00:30:55)
Empresas citadas:
Para saber mais:
- Lei 14.300/2022
- Energia solar fotovoltaica: Brasil é o 4º país que mais cresceu em 2021 - Exame
- Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica - Absolar
Site:www.ondasimpressas.com.br
Email: ondasimpressaspodcast@gmail.com
Inscreva-se nos nossos canais
Instagram -@ondasimpressas
LinkedIn -Ondas Impressas
Twitter -@ondasimpressas
YouTube -Ondas Impressas -
Subindo pelas paredes
Neste quinto episódio a impressão sobe pelas paredes. Os âncoras do programa, a jornalista Tânia Galluzzi e o consultor Hamilton Costa,conversam com Jonathan Tebaldi, empresário de 37 anos que em 2017 fundou a Criativando Wallpapers.
A startup desenvolveu uma plataforma que facilita a rotina de arquitetos, designers, lojistas e do próprio consumidor na medida em que, a partir da impressão digital, possibilita a criação de papéis de parede personalizados sob medida e sob demanda.
O episódio discute não só a expansão da tecnologia digital como instrumento para a criação de novos produtos para decoração, quanto a própria trajetória do empresário. Designer, publicitário, vendedor, gráfico, Tebaldi conta como se reinventou e transformou uma startup do interior do Rio Grande do Sul num case internacional, atraindo investidores e quebrando paradigmas da decoração.
Hosts:
Tânia GalluzzieHamilton Costa
Convidado:
Jonathan Tebaldi, Criativando
Site:www.ondasimpressas.com.br
Email: ondasimpressaspodcast@gmail.com
Inscreva-se nos nossos canais
Instagram -@ondasimpressas
LinkedIn -Ondas Impressas
Facebook -Ondas Impressas
YouTube -Ondas Impressas -
Os vários formatos do livro
O quarto episódio da terceira temporada do Ondas Impressas discute os vários formatos do livro.
O livro impresso pode ser porta de entrada para novos conteúdos no mundo virtual? Há conexões entre esses dois universos? Vale a pena investir em novos formatos?Para responder a essas e outras perguntas, conversamos com representantes de três segmentos do mercado editorial: Ângelo Xavier, diretor geral da Moderna, editora voltada ao didático; Isabel Malzoni, coordenadora editorial da Editora Caixote, ligada ao público infanto-juvenil; e Marcos da Veiga Pereira, sócio da Sextante, focada em literatura geral.
Eles comentam a evolução de formatos como o livro interativo, os aplicativos literários e o audiolivro em suas próprias editoras, as aplicações e viabilidade dessas plataformas e a adesão dos leitores/usuários a esses modelos.
Hosts:
Tânia GalluzzieHamilton Costa
Convidados:
Ângelo Xavier, Editora Moderna
Isabel Malzoni, Editora Caixote
Marcos da Veiga Pereira, Editora Sextante
Site:www.ondasimpressas.com.br
Email: ondasimpressaspodcast@gmail.com
Inscreva-se nos nossos canais
Instagram -@ondasimpressas
LinkedIn -Ondas Impressas
Facebook -Ondas Impressas
YouTube -Ondas Impressas -
O mundo dos vinhos e seus rótulos maravilhosos
O consumo de vinho no Brasil aumentou 30% durante a pandemia. E o melhor, para o convertedor e fabricante de rótulos, é que boa parte desse consumo se concentrou na produção nacional, que registrou demanda histórica nos dois últimos anos.
Para mergulhar nesse tema recebemos o sommelier Rodrigo Ferraz. Ele comanda o maior canal de vinhos da América Latina no YouTube, o Vinhos de Bicicleta. Entre junho de 2019 e junho de 2020, o brasileiro consumiu 501 milhões de litros, contra 383 milhões nos 12 meses anteriores.
Rodrigo aborda também a fundamental importância do rótulo. Por isso, as atenções do sommelier estão voltadas para a produção de seus próprios rótulos, prestes a serem lançados. Ele fala sobre o design e desenvolvimento das peças, e a contribuição de quem está imprimindo o material.
Hosts:
Tânia GalluzzieHamilton Costa
Convidado:
Rodrigo Ferraz, Vinhos de Bicicleta
Site:www.ondasimpressas.com.br
Email: ondasimpressaspodcast@gmail.com
Inscreva-se nos nossos canais
Instagram -@ondasimpressas
LinkedIn -Ondas Impressas
Facebook -Ondas Impressas
YouTube -Ondas Impressas -
Conteúdo Patrocinado: Prepare-se para a ExpoPrint 2022
Neste episódio da Série Parcerias, queremos mostrar aos ouvintes por que vale a pena visitar a ExpoPrint & ConverExpo Latin America 2022,que acontece de 5 a 9 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo.
A feira é o maior evento do universo da impressão das Américas, acontece a cada quatro anos, e apresentará as principais inovações em equipamentos, insumos e sistemas para os segmentos de impressos promocionais, editoriais e comerciais, impressão sob demanda, comunicação visual, embalagens e rótulos, decoração, impressão 3D, sublimação e têxtil.
Para isso, recebemos o responsável pela ExpoPrint, Jorge Maldonado, diretor da entidade promotora do evento, a Afeigraf. Maldonado aponta as tendências que serão apresentadas no evento, destacando aquilo que não pode deixar de ser visto.
Conversamos também com o Adriano Assis, diretor comercial da gráfica e editora Bartira, um veterano de feiras, que utiliza as feiras para traçar os rumos tecnológicos de sua empresa.
A ExpoPrint & ConverExpo é organizada pela APS Eventos Corporativose promovida também pela Abflexo/FTA -Brasil
Hosts:
Tânia GalluzzieHamilton Costa
Convidados:
Jorge Maldonado, Afeigraf,Adriano Assis, Bartira
Site: ondasimpressas.com.br
Email: ondasimpressaspodcast@gmail.com
Instagram -@ondasimpressas
LinkedIn -Ondas Impressas
YouTube -Ondas Impressas
Inscreva-se em nossos canais -
Couché na alturas
A terceira temporada do Ondas Impressas começa recebendo Guilherme Miranda, diretor comercial da Suzano, para uma conversa sobre o aumento de preço no papel para imprimir e escrever. O executivo ajuda a destrinchar os fatos conjunturais e estruturais que colocam o papel couché como um dos insumos que mais subiu entre as matérias-primas usadas pela indústria gráfica.
No dia 20 de janeiro, a Suzano comunicou aos clientes reajuste de 35% em sua linha de papéis revestidos (Suzano Design, Suzano Press e Suzano Fit), que passaria a vigorar no dia 1º de março. A reação foi tão negativa que a companhia, depois de reuniões com a Associação Brasileira da Indústria Gráfica, Abigraf, revisou a decisão e decidiu amenizar o aumento dividindo-o em três momentos.
De acordo com o diretor comercial da Suzano, a escalada no preço desse tipo de papel está relacionada a uma série de fatores, entre eles a diminuição na capacidade instalada, seja por fechamento de fábricas, seja pela conversão de máquinas para a fabricação de outros tipos de papel, como o kraft para confecção de embalagens. Junta-se a isso a pressão inflacionária e a queda na demanda pelo papel revestido L2 no Brasil, declínio classificado como “brutal” pelo executivo.
Hosts:
Tânia GalluzzieHamilton Costa
Convidados:
Guilherme Miranda, diretor comercial da Suzano
Impressão Final
HP
groupwork
Site: www.ondasimpressas.com.br
Email: ondasimpressaspodcast@gmail.com
Inscreva-se nos nossos canais
Instagram -@ondasimpressas
LinkedIn -Ondas Impressas
Facebook -Ondas Impressas
YouTube -Ondas Impressas -
Acabou 21 + erros de gravação
Aproveitamos o último episódio de nossa segunda temporada para resgatar os principais temas discutidos ao longo de 2021 e também para dar uma olhadinha em 2022.
E de quebra convidamos você a ouvir o que acontece nos bastidores da produção do podcast. Selecionamos alguns erros de gravação, para rirmos juntos das falhas que são cortadas na edição.
Hosts:
Tânia GalluzzieHamilton Costa
Site:ondasimpressas.buzzsprout.com
Email: ondasimpressaspodcast@gmail.com
Inscreva-se nos nossos canais
Instagram -@ondasimpressas
LinkedIn -Ondas Impressas
Facebook -Ondas Impressas
YouTube -Ondas Impressas