Ondas Impressas

Ondas Impressas é a forma mais moderna da comunicação na área gráfica, são áudios que ficam disponível para acesso quando e como o ouvinte necessitar.

Nosso objetivo é manter profissionais e empresários gráficos informados sobre os temas mais relevantes para o setor, como: empreendedorismo, tecnologia, inovação, mercado, gestão, sustentabilidade, formação de pessoas, todos os assuntos conectados ao universo da impressão cabem nessas ondas.

As postagens são quinzenais, sempre as quartas-feiras, um novo episódio vai ao ar nos principais agregadores de podcast.

O universo da impressão é o tema central do Ondas Impressas.

O seu podcast sobre o universo da impressão
  1. O mercado de papelão ondulado, considerado a embalagem das embalagens, começou 2020 com força total. Já contabilizava números positivos registrados no fim de 2019 e comemorava os bons resultados de janeiro e fevereiro deste ano quando a pandemia chegou. Mas a corrida inicial das pessoas ao supermercado deu uma sobrevida a essa tendência, interrompida no segundo trimestre. Porém, a recuperação em "V" foi bem mais rápida do que se imaginava, provocando escassez da matéria-prima, aumento dos prazos de entrega e a elevação do preço do papelão ondulado.
    Para discutir esse cenário, o Ondas Impressas conversa com Gabriella Michelucci, presidente da Associação Brasileira de Papelão Ondulado, e diretora da Klabin, maior fabricante de papéis para embalagem do Brasil. 

  2. No dia 15 de agosto entrou em vigor a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, a LGPD, criada para regular a forma como as empresas, privadas e públicas, tratam as informações de todos nós, sobretudo nos meios digitais. O objetivo é garantir o respeito à privacidade e toda e qualquer empresa, independente do porte ou segmento, que faça o tratamento dos dados, deve se adequar à nova lei.
    Como o simples fato de se ter acesso a um documento com nome, telefone e endereço de cliente ou funcionário já caracteriza tratamento de dado, é difícil imaginar uma empresa que não tenha de estar atenta à LGPD.
    Para entender os preceitos da lei e quais calos ela pode apertar nos pés dos gráficos e militantes da impressão conversamos neste episódio com Josmar  Giovannini, especialista em proteção de dados e privacidade, e com Mauro Martinelli, diretor comercial da iPressnet. O empresário fala dos ajustes realizados na gráfica e das mudanças nos procedimentos dos funcionários, enquanto Josmar detalha a lei. 

  3. Dois fatos marcaram o mercado de comunicação visualno mês de setembro. Foi aprovado em primeira votação projeto de lei que flexibiliza a Lei Cidade Limpa, permitindo a volta de outdoors em topos de prédios na cidade de São Paulo. O projeto segue agora para uma segunda votação e ainda terá de ser sancionado pelo prefeito Bruno Covas. Também no início de setembro, o segmento de sinalização foi surpreendido pelo fechamento daAmpla, fabricante nacional de impressoras digitais de grande formato, com parque instalado de quase 4.000 equipamentos. Para repercutir esses fatos e discutir o atual cenário da comunicação visual, convidamos Arnaldo Peres, diretor comercial da Neoband, uma das principais empresas do setor no Brasil, e Judah Adonai, especialista em vendas e gestão para esse mercado e sócio da TK Group Comunicação. 

  4. Neste primeiro episódio da Série Parcerias, conversamos com Silvia Montes, presidente da Heidelberg do Brasil, sobre a aceleração das tendências no segmento de embalagens provocada pela pandemia, sobretudo com relação à sustentabilidade e à adequação ao e-commerce. A executiva conta o que a empresa está fazendo para ajudar a indústria gráfica a atender as novas demandas, aborda o conceito de Smart Print Shop e a responsabilidade da Heidelberg em assegurar que todo o processo produtivo caminhe da melhor forma possível dentro do cliente. 
     

  5. Em várias parte do mundo, a pandemia intensificou a demanda por embalagens ambientalmente amigáveis, com preferência clara por produtos em papel, cartão e papelão, inclusive nas compras por e-commerce. Parcela significativa acredita até que o uso de embalagens não recicláveis deve ser desestimulado através de algum tipo de tributação. Essas e outras conclusões sobre a pegada ambiental das embalagens estão nas pesquisas recentes de Two Sides, campanha mundial de valorização da comunicação impressa. Para falar sobre o tema conversamos com Fabio Arruda Mortara, country manager de Two Sides Brasil e América Latina. 


  6. No início de agosto, o governo federal apresentou a sua principal proposta para a Reforma Tributária até agora, a Contribuição Social sobre Operações com Bens e Serviços (CBS). Entre seus vários aspectos, um atinge diretamente o mercado editorial. A CBS prevê o fim das isenções de PIS e Cofins para vários produtos, entre eles o livro, o que pode provocar um aumento de 20% no preço do livro para o consumidor final. Entidades e livreiros se mobilizaram, subiram a hashtag #defendaolivro, expandindo a discussão por todo o país.
    Para debater o assunto e, principalmente, entender o que é a CBS e seus impactos na seara editorial, conversamos com o tributarista Roberto Duque Estrada; com o presidente da CBL, Vitor Tavares; com o presidente da Abigraf Nacional, Levi Ceregato; e com o cientista político Leandro Consentino.  

  7. O papel das entidades do universo da impressão vem sendo questionado há tempos, muito em função das novas demandas do setor. Diante do caos instalado com a chegada da covid-19 no Brasil, associações e sindicatos uniram forças, transformando-se em fonte segura de informação, traçando cenários e norteando ações. Resta saber se alcançarão, a partir das lições aprendidas, a renovação tão necessária.
    Para discutir esse tema conversamos com Carlos Suriani, presidente executivo da ABTG, Levi Ceregato, presidente da Abigraf Nacional e do Sindigraf, Edson Benvenho, presidente da Abigraf Regional Paraná e do Sigep, e com José Carlos da Fonseca Júnior, diretor executivo da Ibá.

LIVES

  • Live Oportunidades no Mercado Digital

     
  • Live sobre lançamento do Manual Covid-19 para gráficas

     
  • Live do David Murphy Nvent Marketing dos EUA sobre Marketing Digital pata gráficas

     
     
  • A importância do material didático impresso no aprendizado e a rentabilidade para as IES.

     
  • Palestra de Hamilton Costa para AM Labs da Russia

     

INKISH NEWS

  • Entrevista com Tatiana Duarte

     
  • Entrevista com Fernando Alperowitch

     

BLOG

  • As preferencias da mídia impressa e as ondas de comunicação Destaque

    Entre setembro e outubro deste ano duas publicações chamaram minha atenção: o novo livro do Dr. Joe Webb e Richard Romano de nome The Third Wave ou Terceira Onda e a pesquisa liberada pelo Two Sides chamada Print and Paper in a Digital World ou Impressão e Papel em um Mundo Digital. Passo a comenta-las.

     
  • Transformação através de Serviços e Tecnologia Digital Destaque

    Há muitos novos conceitos embutidos nessa declarações e que traduzem muito da extraordinária mudança cultural que está sendo promovida na GE, até então um gigante na fabricação de milhares de itens, indo de turbinas a locomotivas, de trens a aparelhos domésticos, energia e iluminação. Primeiro a constatação de que no novo mundo digital há que se estar envolvido nele obrigatoriamente.

     
  • As novas economias e a gráfica. Participamos ou assistimos?

    Em 2019, a Volkswagem e a Amazon Web Service  (AWS) anunciaram um acordo plurianual para a construção de uma plataforma digital de produção digital, chamada de VW Industrial Cloud para conectar e gerenciar a plantas da montadora alemã e toda sua rede de fornecimento.