Ondas Impressas

Ondas Impressas é a forma mais moderna da comunicação na área gráfica, são áudios que ficam disponível para acesso quando e como o ouvinte necessitar.

Nosso objetivo é manter profissionais e empresários gráficos informados sobre os temas mais relevantes para o setor, como: empreendedorismo, tecnologia, inovação, mercado, gestão, sustentabilidade, formação de pessoas, todos os assuntos conectados ao universo da impressão cabem nessas ondas.

As postagens são quinzenais, sempre as quartas-feiras, um novo episódio vai ao ar nos principais agregadores de podcast.

O universo da impressão é o tema central do Ondas Impressas.

O seu podcast sobre o universo da impressão
  1. A expansão da energia solar no Brasil, estimulada pela entrada em vigor da Lei 14.300/2022, que regula  a chamada microgeração de energia, é o tema deste episódio. Conversamos com Itagiba Fortunato Jr., diretor da Tuicial, gráfica que está instalando o maior parque fotovoltaico em telhado do Paraná e um dos maiores do Brasil.
    E também com o empresário e político Emerson Kapaz. Ele foi secretário de Ciência e Tecnologia de São Paulo e, nos últimos cinco anos, dirigiu a GD Solar, responsável pela implantação de parques solares em todo o país.

    Convidados neste episódio:

    • Itagiba Fortunato Jr - Case Tuicial (00:06:52)
    • Emerson Kapaz - Marco legal da geração própria de energia (00:30:55) 

    Empresas citadas:

    Para saber mais:

    Site:www.ondasimpressas.com.br
    Email: ondasimpressaspodcast@gmail.com
    Inscreva-se nos nossos canais
    Instagram -
    @ondasimpressas
    LinkedIn -
    Ondas Impressas
    Twitter -
    @ondasimpressas
    YouTube -
    Ondas Impressas 

  2. Neste quinto episódio a impressão sobe pelas paredes. Os âncoras do programa, a jornalista Tânia Galluzzi e o consultor Hamilton Costa,conversam com Jonathan Tebaldi, empresário de 37 anos que em 2017 fundou a Criativando Wallpapers.

    A startup desenvolveu uma plataforma que facilita a rotina de arquitetos, designers, lojistas e do próprio consumidor na medida em que, a partir da impressão digital, possibilita a criação de papéis de parede personalizados sob medida e sob demanda. 

    O episódio discute não só a expansão da tecnologia digital como instrumento para a criação de novos produtos para decoração, quanto a própria trajetória do empresário. Designer, publicitário, vendedor, gráfico, Tebaldi conta como se reinventou e transformou uma startup do interior do Rio Grande do Sul num case internacional, atraindo investidores e quebrando paradigmas da decoração.

    Hosts:
    Tânia GalluzzieHamilton Costa

    Convidado:
    Jonathan Tebaldi, Criativando

    Site:
    www.ondasimpressas.com.br
    Email: ondasimpressaspodcast@gmail.com
    Inscreva-se nos nossos canais
    Instagram -
    @ondasimpressas
    LinkedIn -
    Ondas Impressas
    Facebook -
    Ondas Impressas
    YouTube -
    Ondas Impressas 

  3.  O quarto episódio da terceira temporada do Ondas Impressas discute os vários formatos do livro.

    O livro impresso pode ser porta de entrada para novos conteúdos no mundo virtual? Há conexões entre esses dois universos? Vale a pena investir em novos formatos?

    Para responder a essas e outras perguntas, conversamos com representantes de três segmentos do mercado editorial: Ângelo Xavier, diretor geral da Moderna, editora voltada ao didático; Isabel Malzoni, coordenadora editorial da Editora Caixote, ligada ao público infanto-juvenil; e Marcos da Veiga Pereira, sócio da Sextante, focada em literatura geral.

    Eles comentam a evolução de formatos como o livro interativo, os aplicativos literários e o audiolivro em suas próprias editoras, as aplicações e viabilidade dessas plataformas e a adesão dos leitores/usuários a esses modelos. 

    Hosts:
    Tânia GalluzzieHamilton Costa

    Convidados:
     Ângelo Xavier, Editora Moderna
    Isabel Malzoni, Editora Caixote
    Marcos da Veiga Pereira, Editora Sextante

    Site:
    www.ondasimpressas.com.br
    Email: ondasimpressaspodcast@gmail.com
    Inscreva-se nos nossos canais
    Instagram -
    @ondasimpressas
    LinkedIn -
    Ondas Impressas
    Facebook -
    Ondas Impressas
    YouTube -
    Ondas Impressas 

  4. O consumo de vinho no Brasil aumentou 30% durante a pandemia. E o melhor, para o convertedor e fabricante de rótulos, é que boa parte desse consumo se concentrou na produção nacional, que registrou demanda histórica nos dois últimos anos. 

    Para mergulhar nesse tema recebemos o sommelier Rodrigo Ferraz. Ele comanda o maior canal de vinhos da América Latina no YouTube, o Vinhos de Bicicleta. Entre junho de 2019 e junho de 2020, o brasileiro consumiu 501 milhões de litros, contra 383 milhões nos 12 meses anteriores.

    Rodrigo aborda também a fundamental importância do rótulo. Por isso, as atenções do sommelier estão voltadas para a produção de seus próprios rótulos, prestes a serem lançados. Ele fala sobre o design e desenvolvimento das peças, e a contribuição de quem está imprimindo o material.

    Hosts:
    Tânia GalluzzieHamilton Costa

    Convidado:
    Rodrigo Ferraz, Vinhos de Bicicleta

    Site:
    www.ondasimpressas.com.br
    Email: ondasimpressaspodcast@gmail.com
    Inscreva-se nos nossos canais
    Instagram -
    @ondasimpressas
    LinkedIn -
    Ondas Impressas
    Facebook -
    Ondas Impressas
    YouTube -
    Ondas Impressas 

  5. Neste episódio da Série Parcerias, queremos mostrar aos ouvintes por que vale a pena visitar a ExpoPrint & ConverExpo Latin America 2022,que acontece de 5 a 9 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo.

    A feira é o maior evento do universo da impressão das Américas, acontece a cada quatro anos, e apresentará as principais inovações em equipamentos, insumos e sistemas para os segmentos de impressos promocionais, editoriais e comerciais, impressão sob demanda, comunicação visual, embalagens e rótulos, decoração, impressão 3D, sublimação e têxtil.

    Para isso, recebemos o responsável pela ExpoPrint, Jorge Maldonado, diretor da entidade promotora do evento, a Afeigraf. Maldonado aponta as tendências que serão apresentadas no evento, destacando aquilo que não pode deixar de ser visto.

    Conversamos também com o Adriano Assis, diretor comercial da gráfica e editora Bartira, um veterano de feiras, que utiliza as feiras para traçar os rumos tecnológicos de sua empresa.

    A ExpoPrint & ConverExpo é organizada pela APS Eventos Corporativose promovida também pela Abflexo/FTA -Brasil

    Hosts:
    Tânia GalluzzieHamilton Costa

    Convidados:
    Jorge Maldonado, Afeigraf,Adriano Assis, Bartira

    Site:
    ondasimpressas.com.br
    Email: ondasimpressaspodcast@gmail.com
    Instagram -
    @ondasimpressas
    LinkedIn -
    Ondas Impressas
    YouTube -
    Ondas Impressas
    Inscreva-se em nossos canais
     

  6. A terceira temporada do Ondas Impressas começa recebendo Guilherme Miranda, diretor comercial da Suzano, para uma conversa sobre o aumento de preço no papel para imprimir e escrever. O executivo ajuda a destrinchar os fatos conjunturais e estruturais que colocam o papel couché como um dos insumos que mais subiu entre as matérias-primas usadas pela indústria gráfica. 

    No dia 20 de janeiro, a Suzano comunicou aos clientes reajuste de 35% em sua linha de papéis revestidos (Suzano Design, Suzano Press e Suzano Fit), que passaria a vigorar no dia 1º de março. A reação foi tão negativa que a companhia, depois de reuniões com a Associação Brasileira da Indústria Gráfica, Abigraf, revisou a decisão e decidiu amenizar o aumento dividindo-o em três momentos. 

    De acordo com o diretor comercial da Suzano, a escalada no preço desse tipo de papel está relacionada a uma série de fatores, entre eles a diminuição na capacidade instalada, seja por fechamento de fábricas, seja pela conversão de máquinas para a fabricação de outros tipos de papel, como o kraft para confecção de embalagens.  Junta-se a isso a pressão inflacionária e a queda na demanda pelo papel revestido L2 no Brasil, declínio classificado como “brutal” pelo executivo. 

    Hosts:
    Tânia GalluzzieHamilton Costa

    Convidados:
    Guilherme Miranda, diretor comercial da Suzano

    Impressão Final
    HP
    groupwork

    Site: www.ondasimpressas.com.br 
    Email: ondasimpressaspodcast@gmail.com
    Inscreva-se nos nossos canais
    Instagram -
    @ondasimpressas
    LinkedIn -
    Ondas Impressas
    Facebook -
    Ondas Impressas
    YouTube -
    Ondas Impressas

  7. Aproveitamos o último episódio de nossa segunda temporada para resgatar os principais temas discutidos ao longo de 2021 e também para dar uma olhadinha em 2022.
    E de quebra convidamos você a ouvir o que acontece nos bastidores da produção do podcast. Selecionamos alguns erros de gravação, para rirmos juntos das falhas que são cortadas na edição.

    Hosts:
    Tânia GalluzzieHamilton Costa

    Site:
    ondasimpressas.buzzsprout.com
    Email: ondasimpressaspodcast@gmail.com
    Inscreva-se nos nossos canais
    Instagram -
    @ondasimpressas
    LinkedIn -
    Ondas Impressas
    Facebook -
    Ondas Impressas
    YouTube -
    Ondas Impressas

LIVES

  • Live Oportunidades no Mercado Digital

     
  • Live sobre lançamento do Manual Covid-19 para gráficas

     
  • Live do David Murphy Nvent Marketing dos EUA sobre Marketing Digital pata gráficas

     
     
  • A importância do material didático impresso no aprendizado e a rentabilidade para as IES.

     
  • Palestra de Hamilton Costa para AM Labs da Russia

     

INKISH NEWS

  • Entrevista com Tatiana Duarte

     
  • Entrevista com Fernando Alperowitch

     

BLOG

  • As preferencias da mídia impressa e as ondas de comunicação Destaque

    Entre setembro e outubro deste ano duas publicações chamaram minha atenção: o novo livro do Dr. Joe Webb e Richard Romano de nome The Third Wave ou Terceira Onda e a pesquisa liberada pelo Two Sides chamada Print and Paper in a Digital World ou Impressão e Papel em um Mundo Digital. Passo a comenta-las.

     
  • Transformação através de Serviços e Tecnologia Digital Destaque

    Há muitos novos conceitos embutidos nessa declarações e que traduzem muito da extraordinária mudança cultural que está sendo promovida na GE, até então um gigante na fabricação de milhares de itens, indo de turbinas a locomotivas, de trens a aparelhos domésticos, energia e iluminação. Primeiro a constatação de que no novo mundo digital há que se estar envolvido nele obrigatoriamente.

     
  • As novas economias e a gráfica. Participamos ou assistimos?

    Em 2019, a Volkswagem e a Amazon Web Service  (AWS) anunciaram um acordo plurianual para a construção de uma plataforma digital de produção digital, chamada de VW Industrial Cloud para conectar e gerenciar a plantas da montadora alemã e toda sua rede de fornecimento.