Ondas Impressas

Ondas Impressas é a forma mais moderna da comunicação na área gráfica, são áudios que ficam disponível para acesso quando e como o ouvinte necessitar.

Nosso objetivo é manter profissionais e empresários gráficos informados sobre os temas mais relevantes para o setor, como: empreendedorismo, tecnologia, inovação, mercado, gestão, sustentabilidade, formação de pessoas, todos os assuntos conectados ao universo da impressão cabem nessas ondas.

As postagens são quinzenais, sempre as quartas-feiras, um novo episódio vai ao ar nos principais agregadores de podcast.

O universo da impressão é o tema central do Ondas Impressas.

O seu podcast sobre o universo da impressão
  1. O segundo programa sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos, à qual a indústria de impressão está sujeita, aborda a gestão dos rejeitos que sobram do processo produtivo. 

    Para falar sobre o assunto, conversamos com Eduardo Rodrigues Franklin, diretor, e Larissa Bonazzio, gerente comercial, ambos da Druck Chemie. No Brasil desde 1998, a Druck Chemie comercializa produtos químicos e viu na gestão de resíduos uma oportunidade de ampliar sua cesta de serviços. 

    Eles descrevem o processo de coleta dos resíduos nas gráficas, a possibilidade da geração de receita a partir dos rejeitos, os desafios para a adequação das pequenas empresas à legislação e o excesso de burocracia.

    Financiamento coletivo
    Apoie o Ondas Impressas!
    apoia.se/ondasimpressas

    Hosts:
    Tânia GalluzzieHamilton Costa

    Convidados:
     Eduardo Rodrigues FranklinLarissa Bonazzio - Druck Chemie

    Citados
    Podcast
    Rádio Escafandro

    Impressão Final
    Expo Print&Pack Latam 2021- 5 a 9 de julho
    Webinar Dia da Indústria Gráfica - 24 de Junho
    Embalagem de papel, a escolha natural- 1 de julho


    Site:
    ondasimpressas.buzzsprout.com
    Email: ondasimpressaspodcast@gmail.com
    Redes sociais (Instagram/LinkedIn)
    @ondasimpressas
    Ondas Impressas
    Inscreva-se nos nossos canais
     

  2. Rodrigo Oliveira quer mudar a forma como se faz logística reversa no Brasil. Para isso agregou a inteligência de sistemas de rastreabilidade à coleta de resíduos pós-consumo. Dessa união nasceu a Green Mining, conectando fabricantes, geradores de resíduos e coletores, numa rede em que todos os elos são beneficiados. 

    A conversa com Rodrigo é o mote para que os âncoras do podcast, Tânia Galluzzie Hamilton Costa, discutam a logística reversa hoje, apresentem números e destrinchem o modelo de negócio adotado pela startup. Formado em Administração, Rodrigo tem mestrado em Ciências e Sustentabilidade e é também coordenador do comitê de Logística Reversa da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) e faz parte do conselho técnico do HUB de economia circular de São Paulo.

    Financiamento coletivo
    Apoie o Ondas Impressas!
    apoia.se/ondasimpressas

    Hosts:
    Tânia GalluzzieHamilton Costa

    Convidado:
     Rodrigo OliveiraGreen Mining 

    Citados
    Liga o som
    Pretty Reckless - Death by Rock and Roll
    Vinhos de Bicicleta

    Impressão Final
    Webinar Dia da Indústria Gráfica - 24 de Junho


    Site:
    ondasimpressas.buzzsprout.com
    Email: ondasimpressaspodcast@gmail.com
    Redes sociais (Instagram/LinkedIn)
    @ondasimpressas
    Ondas Impressas
    Inscreva-se nos nossos canais
     

  3. Hoje em dia é muito difícil falar de inovação tecnológica sem esbarrar na Inteligência Artificial. No universo da impressão, ela está nos aplicativos de manipulação de imagem, nos sistemas de fluxo de trabalho, na automação dos equipamentos, nos dispositivos de controle de qualidade e até na área comercial, ajudando as empresas a entenderem melhor as demandas dos clientes.
    Uma dupla nos conta sobre tudo isso neste episódio:  Vivian de Oliveira Preto, coordenadora pedagógica, e Paulo Brandão, instrutor de formação profissional, ambos do Senai Informática, em São Paulo.
    Eles falam também sobre uma tendência que deve ser abraçada pela indústria de impressão que é o uso dos serious gamescomo plataforma de teste no desenvolvimento e implantação de novos equipamentos. Para completar, listam os cursos oferecidos pelo Senai Informática.
     
    Financiamento coletivo
    Apoie o Ondas Impressas!
    apoia.se/ondasimpressas
    Hosts
    Tânia GalluzzieHamilton Costa
    Convidados
    Vivian de Oliveira Preto   -   Senai Informática
    Paulo Brandão   -   Senai Informática
    Dicas
    O Caso Evandro
    Veronica Swift - You're gonna hear from me
    Impressão Final
    3º Prêmio Literário Afeigraf 2021
     Ibema
    Green Mining
    Dscoop
    HP Indigo
    Cristhine Samorini
    Lorena Depizzol
    Site:
    ondasimpressas.buzzsprout.com
    Email: ondasimpressaspodcast@gmail.com
    Redes sociais (Instagram/LinkedIn)
    @ondasimpressas
    Ondas Impressas
     
     

  4. Trazemos neste episódio duas influenciadoras digitais do segmento de papéis finos:  Claudia FerreiraSabine Lenz. Depois de trabalhar em fábrica e distribuidor de papel, Claudia criou há quatro anos o Portal do Papel, ponto de encontro para designers, criativos, gráficos e fornecedores. Na mesma linha, Sabine pilota o Paper Specs, também incentivando e valorizando o uso de papéis finos.
    Neste papo, elas comentam as movimentações e estratégias dos fabricantes de papéis finos, a postura de algumas gráficas em relação a esse suporte e a função dos influenciadores na cadeia de produção. Falam ainda sobre a demanda de papel no Brasil e nos Estados Unidos,  enfatizando a visão positiva dos jovens em relação à mídia impressa.

    Financiamento coletivo
    Apoie o Ondas Impressas!
    apoia.se/ondasimpressas

    Hosts:
    Tânia GalluzzieHamilton Costa

    Convidados:
    Claudia Ferreira   -  Portal do Papel
    Sabine Lenz  -  Paper Specs

    Citados
    Liga o som
    The Vintage Caravan - Whispers
    Billie Holiday - Strange Fruit

    Impressão Final
    Podcast
    I Wanna Rock
    Drupa
    Print Paper
    João Scortecci
    Heidelberg
    EFI


    Site:
    ondasimpressas.buzzsprout.com
    Email: ondasimpressaspodcast@gmail.com
    Redes sociais (Instagram/LinkedIn)
    @ondasimpressas
    Ondas Impressas
    Inscreva-se nos nossos canais
     

  5. As mudanças que estão acontecendo na  Edições Loyola por conta do investimento em uma nova impressora digital compõe o tema deste episódio. O programa faz parte da Série Parcerias,patrocinado pelaComprintepelaHP.  

    Paulo Morégola, diretor de comunicação, e Edson Tertuliano, gerente de produção, contam como a gráfica solucionou o gargalo das pequenas tiragens, viabilizando o ressuprimento automático por meio da impressão digital. A tecnologia está também viabilizando projetos diferenciados da própria editora, assim como produtos de terceiros, incluindo os colégios e faculdades mantidos pela Companhia de Jesus, da qual a Loyola faz parte. 

     Financiamento coletivo
    Apoie o Ondas Impressas!
    apoia.se/ondasimpressas

    Hosts:
    Tânia GalluzzieHamilton Costa

    Convidados:
    Paulo Morégola,Companhia de Jesus  
     Edson TertulianoEdições Loyola 

    Patrocinadores
    Comprint
    HP Indigo

    Site:
    ondasimpressas.buzzsprout.com
    Email: ondasimpressaspodcast@gmail.com
    Redes sociais (Instagram/LinkedIn)
    @ondasimpressas
    Ondas Impressas
    Inscreva-se nos nossos canais
     

  6.  O objetivo deste quarto episódio da T2 é discutir a viabilidade da exportação de produtos gráficos.
    Especialistas já apontam sinais de forte recuperação na economia mundial. No Panorama Econômico Mundial deste ano, o Fundo Monetário Internacional projeta crescimento econômico mundial de 6% neste ano e 4,4% em 2022.
    A retomada, em ritmo desigual entre os países, pode representar uma oportunidade para as empresas brasileiras que têm a exportação no radar. Para falar sobre o tema, convidamosGiselle Hipolito, gerente de comércio internacional na Amcham Brasil. Por 13 anos, a Giselle coordenou projetos de exportação de produtos gráficos dentro da Associação Brasileira da Indústria Gráfica, Abigraf. E ouvimos também Fabricio Lemos, diretor da gráfica Forma Certa, que fez sua primeira operação internacional em plena pandemia. 

    Financiamento coletivo
    Apoie o Ondas Impressas!
    apoia.se/ondasimpressas

    Hosts:
    Tânia GalluzzieHamilton Costa

    Convidados:
    Giselle Hipolito  -   Amcham Brasil
    Fabricio Lemos -  Forma Certa
     
    Citados
    Liga o som
    Trapeze - You are the music
    Bill Charlap - Last night when we are young

    Impressão Final
    Podcast
    Discoteca básica
    Poeiracast

    Empresas
    Henkel
    Drupa
    Papirus

    Site:
    ondasimpressas.buzzsprout.com
    Email: ondasimpressaspodcast@gmail.com
    Redes sociais (Instagram/LinkedIn)
    @ondasimpressas
    Ondas Impressas
    Inscreva-se nos nossos canais
     

  7. A tecnologia digital mudou o mundo de forma radical. E com a indústria gráfica não foi diferente. Inúmeros produtos nasceram a partir da possibilidade da impressão de um único item, totalmente personalizado, abrindo um enorme campo a ser explorado pelas empresas que atuam no universo da impressão.
    Entre os segmentos beneficiados pela impressão digital está o mercado de fotografiae suas várias vertentes.  Neste episódio da Série Parcerias,patrocinado pela#Comprintepela#HP, tratamos de duas áreas promissoras, impulsionadas pela impressão digital: livros de arte e fotografia com acabamento de luxo em baixas tiragens e fotolivros, que são  álbuns produzidos pelo consumidor final através de sites de fotografia.
    Conversamos com Valdemir Cunha, fundador da Editora Origem, cujo modelo de negócio é a produção de livros autorais em pequenos volumes, e com Fabio Zausner, criador do site Phooto, voltado para produção de fotos, fotolivros e customização de imagens.
    Ambos imprimem na Ipsis, referência em livros de arte, e Fernando Ullmann, presidente da gráfica, nos conta como vem tirando proveito das oportunidades abertas pela impressão digital.

    Financiamento coletivo
    Apoie o Ondas Impressas!
    apoia.se/ondasimpressas

    Hosts:
    Tânia GalluzzieHamilton Costa

    Convidados:
    Valdemir CunhaEditora Origem
    Fabio Zausner - Phooto
    Fernando Ullmann - Ipsis  

    Patrocinadores
    Comprint
    HP Indigo

    Site:
    ondasimpressas.buzzsprout.com
    Email: ondasimpressaspodcast@gmail.com
    Redes sociais (Instagram/LinkedIn)
    @ondasimpressas
    Ondas Impressas
    Inscreva-se nos nossos canais
     

LIVES

  • Live Oportunidades no Mercado Digital

     
  • Live sobre lançamento do Manual Covid-19 para gráficas

     
  • Live do David Murphy Nvent Marketing dos EUA sobre Marketing Digital pata gráficas

     
     
  • A importância do material didático impresso no aprendizado e a rentabilidade para as IES.

     
  • Palestra de Hamilton Costa para AM Labs da Russia

     

INKISH NEWS

  • Entrevista com Tatiana Duarte

     
  • Entrevista com Fernando Alperowitch

     

BLOG

  • As preferencias da mídia impressa e as ondas de comunicação Destaque

    Entre setembro e outubro deste ano duas publicações chamaram minha atenção: o novo livro do Dr. Joe Webb e Richard Romano de nome The Third Wave ou Terceira Onda e a pesquisa liberada pelo Two Sides chamada Print and Paper in a Digital World ou Impressão e Papel em um Mundo Digital. Passo a comenta-las.

     
  • Transformação através de Serviços e Tecnologia Digital Destaque

    Há muitos novos conceitos embutidos nessa declarações e que traduzem muito da extraordinária mudança cultural que está sendo promovida na GE, até então um gigante na fabricação de milhares de itens, indo de turbinas a locomotivas, de trens a aparelhos domésticos, energia e iluminação. Primeiro a constatação de que no novo mundo digital há que se estar envolvido nele obrigatoriamente.

     
  • As novas economias e a gráfica. Participamos ou assistimos?

    Em 2019, a Volkswagem e a Amazon Web Service  (AWS) anunciaram um acordo plurianual para a construção de uma plataforma digital de produção digital, chamada de VW Industrial Cloud para conectar e gerenciar a plantas da montadora alemã e toda sua rede de fornecimento.