Ondas Impressas

Ondas Impressas é a forma mais moderna da comunicação na área gráfica, são áudios que ficam disponível para acesso quando e como o ouvinte necessitar.

Nosso objetivo é manter profissionais e empresários gráficos informados sobre os temas mais relevantes para o setor, como: empreendedorismo, tecnologia, inovação, mercado, gestão, sustentabilidade, formação de pessoas, todos os assuntos conectados ao universo da impressão cabem nessas ondas.

As postagens são quinzenais, sempre as quartas-feiras, um novo episódio vai ao ar nos principais agregadores de podcast.

O universo da impressão é o tema central do Ondas Impressas.

O seu podcast sobre o universo da impressão
  1. Se você tem alguma dúvida de que impressão pode ser considerada uma linguagem artística, este episódio vai lhe mostrar como a arte, a fotografia e a impressão estão entrelaçadas.
    Alex Flemming, artista plástico renomado, e Clicio Barroso, fotógrafo dedicado à fine art, nos conduzem nesse universo pleno de beleza e significado, no qual os processos de impressão têm papel fundamental, tanto como recurso criativo quanto como meio de materialização das obras.
    E tem mais. Clicio conta como a impressão fine art se beneficiou da evolução da tecnologia digital, fala sobre o crescimento desse mercado e sobre as oportunidades para quem se dedica à excelência na impressão. 

    Financiamento coletivo
    Apoie o Ondas Impressas!
    apoia.se/ondasimpressas

    Hosts:
    Tânia GalluzzieHamilton Costa

    Convidados:
    Alex Flemming, artista plástico
    Clicio Barroso, fotógrafo-impressor

    Impressão Final
    @marinalombardodesign
    Curso Papéis para Produção Editorial
    Tampinha Legal
    Prêmio Paranaense de Excelência Gráfica
    Congresso Colombia Gráfica

    Site:
    ondasimpressas.buzzsprout.com
    Email: ondasimpressaspodcast@gmail.com
    Redes sociais:
    Instagram -
    @ondasimpressas
    LinkedIn -
    Ondas Impressas
    Facebook -
    Ondas Impressas

    Inscreva-se nos nossos canais
        

  2. De um lado as demandas do mercado, como o fracionamento das tiragens e a corrida pela sustentabilidade, do outro as possibilidades abertas pela evolução de equipamentos e sistemas. No meio, as pequenas gráficas, que, diante da escassez de recursos, têm de ser ainda mais certeiras no momento de investir em tecnologia.   

    Essa é a realidade para boa parte das micro e pequenas empresas, que representam atualmente 97% da indústria gráfica brasileira. Nos demais países latino-americanos não é diferente, como afirma o colombiano Carlos Silgado Bernal, especialista em processos gráficos e consultor, convidado deste episódio. 

    Ex-editor da revista Artes Gráficas, publicação que chegou a 25 mil exemplares de tiragem, Silgado discute os desafios das pequenas gráficas frente à evolução tecnológica e as novas demandas do mercado.  O especialista aponta as principais tendências desse avanço e como as pequenas gráficas podem tirar proveito disso para crescer.  

    Para Silgado, a integração entre a impressão offset e a digital pode aumentar a rentabilidade das empresas na medida em que as torna mais flexíveis. Contudo, investir em digital exige mudanças, sobretudo na visão do negócio. 

    Financiamento coletivo
    Apoie o Ondas Impressas!
    apoia.se/ondasimpressas

    Hosts:
    Tânia GalluzzieHamilton Costa

    Convidado:
    Carlos Silgado Bernal, especialista em processos gráficos e consultor

    Impressão Final
    @signoproducaografica
    Conecta Verde
    11º Boletim Econômico Afeigraf
    Prêmio Fernando Pini

    Site:
    ondasimpressas.buzzsprout.com
    Email: ondasimpressaspodcast@gmail.com
    Redes sociais:
    Instagram -
    @ondasimpressas
    LinkedIn -
    Ondas Impressas
    Facebook -
    Ondas Impressas

    Inscreva-se nos nossos canais
     

     

  3. De um insight do diretor geral da Koenig & Bauer Brasil, Paulo Faria, nasceu um projeto de recuperação de um mapa originalmente desenhado em 1911 sobre as Grandes Navegações. O executivo estava navegando numa mídia social e acabou assistindo a um vídeo de Francisco Stein, que se dedica à cartografia. Paulo lincou o trabalho desenvolvido na Koenig & Bauer há 200 anos com a transição das artes gráficas para a indústria gráfica, enxergando no projeto a possibilidade de resgatar e valorizar a importância do artista e do meio impresso.

    Da proximidade da arte com a tecnologia surgiu o The Age of Discovery, mapa que retrata, por meio de acidentes geográficos, figuras, desenhos e escritas, a história dos principais navegadores dos séculos XIV, XV e XVI. Ilustrado por Stein, dois mil exemplares do mapa foram impressos pela Emibra, gráfica em atividade há 47 anos. Parte da tiragem está sendo doada para a Pinacoteca de São Paulo; para 58 bibliotecas dos CEUs (Centro Educacional Unificado) da cidade de São Paulo; e para três instituições do município de Suzano.

    Neste episódio da Série Parcerias, conversamos com Francisco Stein sobre a produção de mapas temáticos; e com Danilo Braghiroli, CEO da Emibra, sobre o apoio ao projeto. Com o empresário, falamos também do atual panorama do mercado de embalagens.

    Financiamento coletivo
    Apoie o Ondas Impressas!
    apoia.se/ondasimpressas

    Hosts:
    Tânia GalluzzieHamilton Costa

    Convidados:
    Francisco Stein 
    Danilo BraghiroliEmibra

    Site:
    ondasimpressas.buzzsprout.com
    Email: ondasimpressaspodcast@gmail.com
    Redes sociais Instagram -
    @ondasimpressas
    LinkedIn -
    Ondas Impressas
    Inscreva-se nos nossos canais
     


  4. Afinal, vale a pena migrar para o mercado de embalagens? 

    Hoje, as embalagens representam 49% de tudo o que é produzido pela indústria gráfica brasileira, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Gráfica, Abigraf. No mundo, o faturamento do segmento de embalagens já é responsável por mais de 50% da receita da indústria gráfica. 

    Diante desse cenário, gráficas generalistas buscam alternativas em rótulos, etiquetas e em embalagens de cartão, principalmente em tiragens pequenas e médias. Outras empresas, que atuam no mercado editorial e promocional, começam a se aventurar na seara das embalagens, sobretudo investindo em produtos que possam ser produzidos com algumas adaptações nos equipamentos que já possuem. 

    Para discutir as oportunidades e, principalmente, os desafios dessa transição, o Ondas Impressas recebe a Juliana Gonçalves, diretora de Operações da Gráfica Gonçalves, referência na produção de cartuchos, e Fábio Carvalho, diretor de Supply Chain da Printi, que durante a pandemia passou a oferecer embalagens para delivery de comida.

    Financiamento coletivo
    Apoie o Ondas Impressas!
    apoia.se/ondasimpressas

    Hosts:
    Tânia GalluzzieHamilton Costa

    Convidados:
    Juliana Gonçalves, Gráfica Gonçalves, e Fábio Carvalho, diretor de Supply Chain da Printi

    Impressão Final
    @grazidagrafica
    Fespa Digital Printing
    Curso Embalagens Papel & Papel Cartão
    Livros para Todos
    Conexão Livraria

    Site:
    ondasimpressas.buzzsprout.com
    Email: ondasimpressaspodcast@gmail.com
    Redes sociais:
    Instagram -
    @ondasimpressas
    LinkedIn -
    Ondas Impressas
    Facebook -
    Ondas Impressas Podcast
    Inscreva-se nos nossos canais
     


  5. Com a pandemia, o segmento de comunicação visual viu crescer muito a demanda por sinalização em função da necessidade de os estabelecimentos demarcarem o distanciamento social. E quem trabalha nessa área sabe o quão desafiador pode ser a aplicação de adesivos em determinadas superfícies, como carpete.

    Neste episódio da Série Parcerias, conversamos com Walter Willets, diretor da Alphagraphics Pinheiros. O empresário e sua equipe desenvolveram e patentearam o adesivo líquido, material impresso capaz de aderir a qualquer tipo de superfície, de concreto rústico à grama sintética, tanto na horizontal quanto na vertical.

    E a AG Pinheiros está também atendendo outras empresas de comunicação visual, prestando o serviço de produção e aplicação do adesivo líquido para os clientes deles.

    Batemos um papo também com Fátima Lopes, diretora da Aubrick, escola que optou pela nova solução em razão da flexibilidade e do custo-benefício do novo produto.

    Financiamento coletivo
    Apoie o Ondas Impressas!
    apoia.se/ondasimpressas

    Hosts:
    Tânia GalluzzieHamilton Costa

    Convidados:
     Walter Willets, Alphagraphics Pinheiros, e  Fátima Lopes, Aubrick

    Site:
    ondasimpressas.buzzsprout.com
    Email: ondasimpressaspodcast@gmail.com
    Redes sociais Instagram -
    @ondasimpressas
    LinkedIn -
    Ondas Impressas
    Inscreva-se nos nossos canais
     


  6. As últimas semanas foram pródigas em dados sobre o mercado editorial brasileiro, com a divulgação da pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro 2020, o lançamento da quinta edição do livro Retratos da Leitura no Brasile a pesquisa sobre Conteúdo Digital. 

    Neste episódio fazemos um comparativo entre os resultados das análises, apresentando ao ouvinte um painel atualizado do setor. Para isso, contamos com a participação de Marcos da Veiga Pereira, presidente do Sindicato Nacional do Editores de Livro, SNEL, editor e dono da Sextante, e de Mariana Bueno, economista da Nielsen Book.

    Eles avaliam os reflexos da pandemia no setor, como o crescimento da participação das livrarias exclusivamente digitais nos resultados das editoras, a compra de livros por impulso e os efeitos da ausência do PNLD literário. Tanto para Marcos quanto para Mariana, mesmo com o avanço da venda pela Internet, as lojas físicas continuarão como principal canal.

    Financiamento coletivo
    Apoie o Ondas Impressas!
    apoia.se/ondasimpressas

    Hosts:
    Tânia GalluzzieHamilton Costa

    Convidados:
     Marcos da Veiga Pereira,SNEL, e  Mariana Bueno, Nielsen Book

    Citados
    Visual Capitalist - Ranking de felicidade global em 2021
    Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro Ano-base 2020
    Retratos da Leitura no Brasil
    Conteúdo Digital do Setor Editorial Brasileiro

    Impressão Final
    PodcastPõe na Estante
    Inkish.News -
    What the Papers Say
    Livro
    A Indústria Gráfica 4.0 - uma abordagem histórica, tecnológica e econômica, de Jorge Maldonado
    Desafio Embalagem do Futuro - iFood + Suzano
    Canon

    Site:
    ondasimpressas.buzzsprout.com
    Email: ondasimpressaspodcast@gmail.com
    Redes sociais Instagram -
    @ondasimpressas
    LinkedIn -
    Ondas Impressas
    Inscreva-se nos nossos canais
     

  7. O segundo programa sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos, à qual a indústria de impressão está sujeita, aborda a gestão dos rejeitos que sobram do processo produtivo. 

    Para falar sobre o assunto, conversamos com Eduardo Rodrigues Franklin, diretor, e Larissa Bonazzio, gerente comercial, ambos da Druck Chemie. No Brasil desde 1998, a Druck Chemie comercializa produtos químicos e viu na gestão de resíduos uma oportunidade de ampliar sua cesta de serviços. 

    Eles descrevem o processo de coleta dos resíduos nas gráficas, a possibilidade da geração de receita a partir dos rejeitos, os desafios para a adequação das pequenas empresas à legislação e o excesso de burocracia.

    Financiamento coletivo
    Apoie o Ondas Impressas!
    apoia.se/ondasimpressas

    Hosts:
    Tânia GalluzzieHamilton Costa

    Convidados:
     Eduardo Rodrigues FranklinLarissa Bonazzio - Druck Chemie

    Citados
    Podcast
    Rádio Escafandro

    Impressão Final
    Expo Print&Pack Latam 2021- 5 a 9 de julho
    Webinar Dia da Indústria Gráfica - 24 de Junho
    Embalagem de papel, a escolha natural- 1 de julho


    Site:
    ondasimpressas.buzzsprout.com
    Email: ondasimpressaspodcast@gmail.com
    Redes sociais (Instagram/LinkedIn)
    @ondasimpressas
    Ondas Impressas
    Inscreva-se nos nossos canais
     

LIVES

  • Live Oportunidades no Mercado Digital

     
  • Live sobre lançamento do Manual Covid-19 para gráficas

     
  • Live do David Murphy Nvent Marketing dos EUA sobre Marketing Digital pata gráficas

     
     
  • A importância do material didático impresso no aprendizado e a rentabilidade para as IES.

     
  • Palestra de Hamilton Costa para AM Labs da Russia

     

INKISH NEWS

  • Entrevista com Tatiana Duarte

     
  • Entrevista com Fernando Alperowitch

     

BLOG

  • As preferencias da mídia impressa e as ondas de comunicação Destaque

    Entre setembro e outubro deste ano duas publicações chamaram minha atenção: o novo livro do Dr. Joe Webb e Richard Romano de nome The Third Wave ou Terceira Onda e a pesquisa liberada pelo Two Sides chamada Print and Paper in a Digital World ou Impressão e Papel em um Mundo Digital. Passo a comenta-las.

     
  • Transformação através de Serviços e Tecnologia Digital Destaque

    Há muitos novos conceitos embutidos nessa declarações e que traduzem muito da extraordinária mudança cultural que está sendo promovida na GE, até então um gigante na fabricação de milhares de itens, indo de turbinas a locomotivas, de trens a aparelhos domésticos, energia e iluminação. Primeiro a constatação de que no novo mundo digital há que se estar envolvido nele obrigatoriamente.

     
  • As novas economias e a gráfica. Participamos ou assistimos?

    Em 2019, a Volkswagem e a Amazon Web Service  (AWS) anunciaram um acordo plurianual para a construção de uma plataforma digital de produção digital, chamada de VW Industrial Cloud para conectar e gerenciar a plantas da montadora alemã e toda sua rede de fornecimento.